Share
 
 
 
Segunda-Feira, 01 de Maio de 2017


Publicite no Portal HACCP

subscreva o nosso feed rss
Bookmark e Partilhar Facebook Twitter

Pesquisa


frase exacta
Todas as palavras
Qualquer palavra

Untitled Document
Registo
Login

Registe-se

Recuperar Password

Untitled Document
Enquadramento Legal
Legislação

Regulamentos

Normas IPQ

Untitled Document
Pub
 
 
Untitled Document
Informações
Divulgar Empresa

Destacar Empresa

Publicitar no Portal

Divulgar Cursos

Divulgar Eventos

Banners

Contactos

Untitled Document
Eventos
Alimentaria & Horexpo Lisboa 2011 - Lisboa a 2011-03-27

Alimentaria 2010 - Salón Internacional de la Alimentación y Bebidas - Barcelona, Espanha a 2010-03-22

NUTRITION AWARDS 2010 - Portugal a 2009-11-16

Mais Eventos 

Noticias
 
 
 
Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

2011-06-16
 
Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado mais ribavirina para tratamento da doença e que beberam três ou mais chávenas de café por dia apresentaram uma probabilidade duas vezes maior de responder ao tratamento do que o grupo de controlo que não consumiu a bebida, aponta um estudo publicado na revista “Gastroenterology”.

No estudo, foi verificado que entre os não consumidores de café, 46% tiveram uma resposta virológica precoce; 26% não apresentaram níveis séricos detectáveis de RNA do vírus da hepatite C na 20ª semana; 22% não manifestaram soro detectável na 48ª semana e 11% tiveram uma resposta virológica sustentada. Em contraste, a proporção correspondente para aqueles que consumiram três ou mais chávenas de café por dia foi 73%, 52%, 49% e 26%, respectivamente.

"O consumo de café tem sido associado a um menor nível de enzimas do fígado, a uma menor progressão da doença hepática crónica e à redução da incidência do cancro do fígado”, explicou, em comunicado, o autor do estudo, Neal Freedman, do Instituto Nacional do Cancro dos EUA.

Apesar disso, a relação do consumo do café com a resposta ao tratamento para a hepatite C nunca tinha sido avaliada. “Embora tenhamos observado uma associação independente entre a ingestão de café e a resposta virológica ao tratamento, a associação necessita de ser replicada noutros estudos", advertiu o cientista.

Em todo o mundo, estima-se que existam entre 130 a 170 milhões de infectados com hepatite C. Contudo, o tratamento com interferão peguilado e ribavirina trata a hepatite C crónica em apenas cerca de metade dos pacientes.

De acordo com os cientistas não se sabe se o café melhorará também a condição tratada com outros fármacos (anti-virais) recentemente aprovados. Os investigadores também salientam a importância de se realizarem estudos em pacientes com a doença menos avançada.

 
In Saúde na Internet
 
Partilhe esta Notícia: Bookmark and Share
rss Receba as últimas Notícias no seu email (RSS Feeds)
Portal HACCP - Portal de Segurança Alimentar no Facebook Portal HACCP - Portal de Segurança Alimentar no Facebook
Portal HACCP - Portal de Segurança Alimentar no Twitter Portal HACCP - Portal de Segurança Alimentar no Twitter


Ajuda