Beber água previne pedras nos rins

A ingestão de água é um factor de prevenção do desenvolvimento de pedras nos rins, alerta a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) em comunicado enviado à imprensa.

Os cálculos renais, ou pedras nos rins, têm maior facilidade em desenvolverem-se nos dias mais quentes do Verão, devido ao maior índice de transpiração (e perda de líquidos), fazendo com que a urina fique mais concentrada em sais minerais. “Nestas circunstâncias, é mais fácil formarem-se cálculos renais”, afirma o nefrologista Fernando Nolasco, presidente da SPN, no mesmo comunicado.

A hidratação é a principal forma de protecção da formação de cálculos renais. Quanto mais água for ingerida, menor será a concentração de sais na urina, e menor a probabilidade de precipitação e de formação de cálculos. Os alimentos que consumimos também têm um papel fundamental para a saúde dos rins durante o Verão. O número de pessoas que sofre com pedras nos rins é maior em países desenvolvidos, onde a alimentação é mais rica em proteínas e sal.

De acordo com a nota enviada à imprensa, “as pessoas de risco, por exemplo, com antecedentes pessoais ou familiares de cálculos, devem beber pelo menos dois litros de água por dia, reduzir a ingestão de carne e peixe e alimentos ricos em oxalato, como espinafres, chocolate, chá preto, frutos secos e figos. Evitar o consumo de sal e vitamina D e manter a ingestão de lacticínios também previne a formação de cálculos renais”.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …