Seguro de colheita prolongado para proteger produção de tomate

O ministro da Agricultura, António Serrano, afirmou que o prazo do seguro de colheita vai ser prolongado até 15 de Outubro para proteger a produção de tomate, que tem sido afectada pela chuva.

Os produtores hortofrutícolas têm vindo a alertar para o impacto do mau tempo que se fez sentir nos últimos dias, deixando alagados terrenos agrícolas do Ribatejo e comprometendo a produção de várias culturas, sobretudo a do tomate.

António Serrano disse à Lusa que as direcções regionais do ministério da Agricultura têm acompanhado a situação e estão a fazer um levantamento dos danos causados, sendo o Ribatejo e o Norte do Alentejo as regiões mais afectadas.

O ministro adiantou que os prejuízos ainda não estão quantificados, mas confirmou que a produção de tomate para indústria “é a mais sensível”.

“É um sector de grande qualidade, muito representativo das nossas exportações e já no ano passado, como tínhamos tido problemas, o que fizemos foi estender o prazo do seguro de colheitas até 15 de Outubro”, declarou.

A portaria já foi assinada e encaminhada para o ministério das Finanças.

“É uma garantia que é dada aos agricultores e à industria, que precisa de tomate para as suas fábricas e precisa que os agricultores não desistam de plantar”, adiantou o governante, lembrando que em muitos casos é necessário fazer nova plantação.

“O que quisemos foi garantir que a plantação de tomate não seria colocada em risco e que as fábricas pudessem ter acesso à matéria-prima”, frisou António Serrano.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …