COGECA pede medidas urgentes para melhorar sector da carne de porco da UE

O presidente da COGECA, Paolo Bruni, pediu medidas urgentes para melhorar a viabilidade a longo prazo do sector da carne de porco da União Europeia, no decorrer de uma reunião de alto nível com a presidência húngara.

A iniciativa do responsável da Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas da União Europeia (COGECA), organização da qual a CONFAGRI faz parte, surgiu enquanto os ministros da Agricultura debatiam as conclusões do Grupo consultivo ampliado sobre a carne de porco.

Este grupo surgiu com o objectivo de encontrar soluções que ajudassem a melhorar a drástica situação que atravessa o sector europeu, tendo Paolo Bruni declarado, perante o ministro húngaro da Agricultura, Sandor Fazekas, que «o sector atravessa uma crise há três anos, em parte devido ao aumento dos custos dos factores agrícolas» por isso, perante a difícil situação «a COGECA recomenda medidas rápidas e eficazes que ajudem os agricultores a lidar com a extrema volatilidade dos mercados futuros, como valores mínimos e máximos para os mercados financeiros. Para além disso, também querem que a posição dos agricultores na cadeia alimentar da União Europeia (UE) seja reforçada, de forma aque possam obter uma melhor recompensa pelos seus produtos», acrescentando «que uma maneira para conseguir é a concentração da oferta através das organizações de produtores, como é o caso das cooperativas».

Por seu lado, o secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, assinalou que «mesmo assim é preciso melhorar o acesso à intervenção aos produtores pecuários, por exemplo, mediante facilidades de crédito». Pesonen solicita ainda a elaboração de um plano da União Europeia para as proteínas e, por conseguinte, terminar com a proibição das proteínas animais transformadas para os ruminantes».

Pekka Pesonen afirmou ainda que deve ser permitido aos produtores de porcos reunirem-se em organizações, como as cooperativas, para reduzir os custos da produção e aumentar o valor dos seus produtos».

Paolo Bruni prosseguiu, afirmando que «as normas europeias da concorrência devem ser aperfeiçoadas para permitir que as organizações de produtores, como as cooperativas, ganhem em tamanho e escala, contribuindo assim para um melhor equilíbrio da cadeia alimentar», tendo sido enviado à Comissão, neste contexto, as petições das partes interessadas durante o Grupo consultivo ampliado, para uma avaliação posterior.

O secretário-geral da COGECA debateu ainda com a presidência a questão das actuais normas comunitárias para o transporte de animais, insistindo que são ainda as mais exigentes e detalhadas do mundo». Paolo Bruni pediu que a legislação em vigor seja aplicada antes que se tome qualquer nova iniciativa legislativa».

O Copa-Cogeca também acolhe com satisfação as conclusões do Conselho sobre a Comunicação da Comissão acerca da saúde das abelhas, alegando que é crucial manter as ajudas no quadro da política agrícola comum (PAC), de forma a reverter o desaparecimento de apicultores e de colónias de abelhas na União Europeia, assim como para garantir a produção e qualidade do mel comunitário.

Fonte: Confagri

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …