Investigadores seguem 230 portugueses que fizeram dietas de sucesso

A Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa está a seguir 230 portugueses que emagreceram no mínimo cinco quilos e conseguiram manter o peso durante um ano para compreender quais os comportamentos de sucesso de uma dieta. A investigação já concluiu que não há uma fórmula milagrosa, mas existem bons truques.

Perceber o tipo de comportamentos que adoptam os portugueses que conseguem perder peso é o objectivo do projecto “Registo Nacional de Controlo de Peso”, do Laboratório de Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana.

Até agora, os participantes envolvidos perderam em média 18 quilos: as mulheres emagreceram, em média, 16 quilos e os homens 21. Mas este é um valor que pode mudar, já que o estudo, iniciado há três anos, não tem data para terminar.

Para conhecer os hábitos, uma equipa multidisciplinar acompanha as pessoas durante um ano: no dia em que se inscrevem e doze meses mais tarde. Identificados os casos de sucesso, os investigadores recolhem informações sobre os métodos usados para perder peso e as estratégias para o manter. Apesar de ainda só terem sido avaliados os processos de 150 dos 230 inscritos, o investigador Pedro Teixeira, citado pela agência Lusa, diz já ser possível tirar algumas conclusões. “Por exemplo, percebe-se que as pessoas atingiram a perda de peso por meios muito diferentes. Não existe uma receita padrão para toda a gente, cada um tem a sua”, disse o professor catedrático da FMH.

Mas existem características que unem os inquiridos: “têm um elevado nível de actividade física, são pessoas que passaram a comer mais vezes em casa, a cozinhar de forma mais saudável e a dar importância ao pequeno-almoço”. Os inquiridos têm também poucos comportamentos sedentários (“vêem apenas cinco horas semanais de televisão em média”) e são vigilantes no que toca à manutenção do peso, já que não passam muito tempo sem subir a uma balança.

“Qualquer adulto que tenha perdido pelo menos cinco quilos nos últimos 15 anos e tenha mantido o peso durante um ano pode participar neste registo a qualquer altura, basta inscrever-se na internet ou telefonar”, explicou à Lusa o investigador Pedro Teixeira, acrescentando que neste momento existem pessoas dos 18 aos 65 anos de praticamente todos os distritos do país.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …