Cabo Verde: Cuba e FAO vão apoiar programas agrícolas e de segurança alimentar

Cabo Verde assinou com Cuba e com o Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) um acordo tripartido que prevê o apoio a programas de desenvolvimento rural e de segurança alimentar durante 18 meses.

O acordo foi assinado sexta-feira e, segundo os seus termos, 13 especialistas cubanos vão chegar em breve a Cabo Verde para apoiar os dois programas, sobretudo na área de assistência técnica e serão “distribuídos” pelas ilhas da Brava, Fogo, São Nicolau e Santo Antão.

“O acordo é uma clara expressão do quanto se pode fazer na cooperação Sul/Sul. É a clara expressão de uma vontade política entre a FAO, Cabo verde e Cuba”, afirmou o Embaixador de Cuba na Cidade da Praia, Narciso Socorro.

O documento foi assinado pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, José Luís Rocha, que considerou o acordo “fundamental” para a realização de um programa de assistência técnica de “grande importância”.

“Cuba tem, ao longo dos últimos anos, apoiado Cabo Verde em vários outros sectores, e é uma cooperação que tem sido extremamente útil dentro da substituição de especialistas, que muitas vezes não temos em muitas áreas, e também tem contribuído na formação directa de médico e quadros”, referiu o governante.

As relações de cooperação datam de 1976, um anos após a independência e abrangem sobretudo a área da Saúde, tendo passado pelo arquipélago quase 600 médicos de praticamente todas as especialidades.

Actualmente, estão no país 36 profissionais cubanos, que trabalham nas diversas estruturas de saúde espalhadas pelas nove ilhas do arquipélago, estando a maior parte colocada nos Hospitais Centrais da Praia e de São Vicente.

Além dos 36 médicos que trabalham na cooperação, existem no país vários outros médicos cubanos que, no final da sua missão, optaram por fixar residência em Cabo Verde, não regressando a Cuba, desconhecendo-se o seu total, embora haja muitos casados com cabo-verdianas.

No passado, Cuba também desenvolveu vários programas de cooperação no domínio da educação, com muitos estudantes cabo-verdianos a receberem formação superior em instituições de ensino cubanas.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …