Frequência das Operações de Limpeza

Frequência das Operações de Limpeza

Foi referida a necessidade de ordenação e sistematização do trabalho e da separação dos locais onde as diferentes operações se sucedem desde a recepção de matérias-primas, áreas de laboração, armazenagem e expedição de produtos acabados. A natureza, a intensidade e a frequência da limpeza, não serão iguais em todos os sectores e dependerão dos riscos sanitários e da quantidade de detritos produzidos. Assim, definem-se os seguintes tipos de limpeza:

  • limpeza permanente
    • aquela que é praticada enquanto dura o trabalho, tendo por objectivo a remoção dos detritos que se vão formando durante a produção
  • limpeza diária
    • a que se efectua no final de cada dia de trabalho e visa as instalações e o equipamento
  • impeza periódica
    • executada de tempos a tempos, onde a acumulação de poeiras e outras sujidades são de pequena monta. A sua periodicidade deve ser regular, e não só quando se verifica que há muita sujidade

As operações de limpeza exigem pessoal treinado e meios adequados à execução das tarefas a desempenhar – água, meios mecânicos auxiliares e produtos de lavagem.

 

Pessoal

Durante muito tempo considerava-se a limpeza como uma tarefa de menor importância que poderia ser efectuada por pessoal pouco qualificado. Felizmente, este ponto de vista tem vindo a alterar-se, dando-se à limpeza a devida importância, aceitando-se que é um trabalho para pessoal especializado que domina a tecnologia de limpeza.

 

Água

A água deve ser potável, tratada quando necessário, para atingir as características microbiológicas e físico-químicas exigidas. Sempre que necessário deve proceder-se à cloragem da água. A água de lavagem deve ser de fraca dureza, procedendo-se à correcção no caso das águas duras. A rede de distribuição de água deve possuir a pressão adequada e deve prever a colocação de torneiras em todas as salas. Deve também existir uma rede de água quente.

 

Meios Mecânicos Auxiliares

Além dos equipamentos já referidos, são necessários tanques para a lavagem de peças de equipamentos, aspiradores, escovas, baldes, raspadeiras, esfregões, pás e vassouras.

Veja também

Limpeza Manual por Pulverização à Pressão

Limpeza Manual por Pulverização à Pressão O equipamento pode ser móvel e proporciona jactos a …