Controlo da Eficácia da Limpeza

Controlo da Eficácia da Limpeza

A eficácia da higiene da linha de processamento comprova-se por controlo visual e por controlo microbiológico.

Controlo Visual

É um método simples, eficiente, mas que depende muito do cuidado e experiência do inspector. Deve ser feito durante ou imediatamente após a limpeza ou, ainda, antes de se iniciar um novo turno de trabalho.

A utilização de uma check list pode ser muito útil no controlo regular da limpeza de cada um dos equipamentos, superfícies de trabalho, pavimentos e paredes, anotando, também, os produtos utilizados, as diluições, a periodicidade e a identificação do inspector.

Controlo Microbiológico

A eficácia dos procedimentos de limpeza e desinfecção pode também ser verificada por controlo microbiológico das superfícies que contactam com alimentos. Aplicando esse controlo aos produtos em todas as fases de preparação, obtém-se a informação sobre a eficácia dos procedimentos de limpeza e desinfecção.

Em superfícies, implica o cálculo do número total de bactérias viáveis, a determinação de indicadores de contaminação fecal (coliformes, E. coli) e, se necessário, a pesquisa de bactérias responsáveis pela alteração de alimentos e de toxinfecções alimentares. Contudo, a contagem total de microrganismos é um bom indicador do estado de limpeza.

Veja também

Limpeza a Seco

Limpeza a Seco Em instalações em que se trabalha alimentos e ingredientes secos (farinha, chocolate, …