Controlo de Insectos e Roedores

Controlo de Insectos e Roedores

Os insectos e roedores, para viverem, necessitam de alimentos, humidade, e locais para se protegerem. Quando se alimentam, deixam nos alimentos, fezes, urina, saliva e resíduos que transportam nas patas e corpo. As pragas mais comuns na indústria alimentar são: moscas, baratas e ratos. Provocam danos a nível das instalações, e, como são importante veículo na transmissão de doenças, causam problemas de saúde nos consumidores.

 

Insectos

Os insectos, quando contactam com os alimentos, podem afectá-los de três formas:

  • como veículo de contaminação através das patas ou do conteúdo intestinal
  • pela postura de ovos e consequente desenvolvimento de larvas
  • consumindo os alimentos, conspurcam-nos com detritos, inutilizando-os

Pricipais insectos a considerar:

  • moscas: os hábitos alimentares das moscas são repugnantes. Alimentam-se, regurgitando sobre sobre os alimentos enzimas estomacais que os vão amolecer e liquefazer, absorvendo-os de seguida através do proboscis. Além disso, pousam sobre alimentos putrefactos, fezes, feridas infectadas, veiculando, através das patas, asas e corpo, microrganismos aos alimentos que vão ser utilizados pelos consumidores.
  • baratas: as baratas podem transportar bactérias através das patas, corpo e fezes, até aos alimentos. Durante o dia escondem-se em locais escuros e quentes, sendo activas durante a noite. Os locais onde se abrigam têm um cheiro desagradável a ranço.

O combate aos insectos acenta, fundamentalmente, em medidas preventivas que supõem uma construção à prova de insectos, a colocação de redes milimétricas nas janelas e colocação de molas nas portas. A supressão sistemática das condições do meio circundante que promovam a multiplicação de insectos e atraiam a sua presença, tais como detritos, águas sujas, águas estagnadas, devem ser postos em prática. Levar à prática regras de higiene.

A utilização de insecticidas requer escolha criteriosa dos produtos e do equipamento de aplicação. Devem respeitar-se as prescrições de segurança e impedir o contacto directo destas drogas com os alimentos ou com as superfícies de trabalho. Por se tratar de produtos tóxicos para os consumidores, recomenda-se que a sua aplicação seja feita por pessoas especializadas. Um bom procedimento de controlo de moscas consiste na utilização de insectocutores, colocados nas entradas das fábricas.

 

Roedores

Os ratos são um factor importante na propagação de doenças. Podem actuar como hospedeiros de pulgas, piolhos ecarraças. Têm um papel importante na transmissão da peste bubónica, tifo eleptospirose. Podem contaminar os alimentos de várias maneiras , tais como:

  • transferindo, das fezes humanas, os agentes da desinteria
  • através dos excrementos, podem contaminar os alimentos com Salmonella e Leptospira

Além disso, podem ser hospedeiros intermediários de teníases e, se infestados com Trichinella spiralis são um factor de transmissão desta parasitose aos suínos. A luta contra os ratos deve constituir preocupação de primeiro plano; além de depredadores de alimentos, representam um grande risco para a saúde dos consumidores, devido à transmissão de doenças infecto-contagiosas.

A luta contra os roedores faz-se aplicando venenos em iscos. Actualmente, são permitidos três tipos de venenos: anticoagulantes, calciferol e anestésicos.

  • os anticoagulantes impedem a coagulação do sangue. Provocam hemorragias aos roedores no nariz, boca, articulações, ou como resultado de pequenas feridas. São derivados da dicumarina (warfarina e difenocoum)
  • calciferol (vitamina D) quando consumido em excesso torna-se venenoso para os mamíferos, porque interrompe o metabolismo do cálcio. Nos roedores provoca alterações funcionais do sistema nervoso, fígado, rins e ossos
  • os anestésicos provocam o adormecimento dos roedores fora dos ninhos originando a morte por hipotermia

A aplicação de raticidas deve ser feita por equipas especializadas e, de preferência, por empresas credenciadas.

Veja também

Limpeza com Ar Comprimido

Limpeza com Ar Comprimido Este método é utilizado na indústria alimentar para a eliminação de …