Roupa de Trabalho

Roupa de Trabalho

Sob ponto de vista da higiene, a roupa de trabalho tem por função principal proteger os alimentos contra possível contaminação pelos manipuladores e , em segundo lugar, proteger a roupa que os trabalhadores usam fora das instalações fabris.

A roupa utilizada durante o trabalho deve ser exclusivamente destinada a esse fim, não devendo ser usada fora das áreas onde presta serviço.

A roupa, de preferência de cor clara, deve ser mantida em perfeito estado de limpeza e conservação. Deve ser confeccionada com tecidos que suportem lavagens frequentes e ser confortável, por forma a permitir fácil e cómoda execução das tarefas produtivas.

Uma regra que deve vigorar nas fábricas refere-se à obrigatoriedade de todas as pessoas que entrem nas áreas de produção utilizarem roupas de protecção adequadas. Por vezes, quadros superiores das empresas entendem que as normas de higiene do vestuário não se aplicam a eles.

 

Toucas, Gorros e Barretes

Diariamente, as pessoas perdem cabelo na sua actividade. Com a finalidade de proteger os alimentos contra contaminações devidas a microrganismos presentes no cabelo, todos os trabalhadores que estão em contacto com alimentos não embalados, ou todas as pessoas que entrem nas áreas de produção, devem ter o cabelo protegido com toucas, barretes ou gorros.

É fundamental que todo o couro cabeludo esteja protegido. Os trabalhadores que usem barba devem protegê-la com máscara de protecção.

 

Luvas

Em determinadas situações está indicado o uso de luvas. Quando em bom estado de conservação, as luvas impedem ou dificultam a disseminação de microrganismos; com o uso desgastam-se, tornando-se ásperas, porosas, podendo romper e albergar microrganismos que se disseminam.

Após cada utilização, as luvas devem ser cuidadosamente lavadas e desinfectadas. O uso de luvas descartáveis é prática corrente.

 

Calçado

O calçado a utilizar deve estar em boas condições de conservação, limpo, adequado ao trabalho e ao local onde se efectuam as tarefas. Deve ser cómodo, com solas antiderrapantes e impermeáveis, se for o caso.