Armazenagem de Matérias-Primas

Armazenagem de Matérias-Primas

Estes locais devem ter uma localização que permita o fluxo eficiente das matérias-primas para as áreas de processamento, devendo ter uma dimensão de acordo com a capacidade de produção da fábrica; deve também permitir fácil manuseamento dos produtos armazenados de acordo com princípio de rotação de stocks. As condições de temperatura e humidade devem estar de acordo com o tipo de produto.

A armazenagem de produtos obedece a certos cuidados; assim, os produtos não devem ser colocados directamente no pavimento mas em estrados ou estantes. Em qualquer dos casos a disposição deve permitir fácil e eficiente circulação de ar e inspecção dos produtos.

Os alimentos devem estar afastados 20 a 30 cm do pavimento e das paredes. Se a armazenagem se fizer em pilhas, estas devem manter uma distância de 30 cm entre si, pavimento e paredes. Na armazenagem em câmara frigorífica devem ser mantidas estas distâncias havendo o cuidado de a altura não ultrapassar os dispositivos de frio; as oscilações de temperatura são de evitar.

Veja também

Ventilação

Ventilação Ventilação adequada tanto para o processamento higiénico dos alimentos como para o conforto dos …