Share
 
 
 
Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017


Publicite no Portal HACCP

subscreva o nosso feed rss
Bookmark e Partilhar Facebook Twitter

Untitled Document
Registo
Login

Registe-se

Recuperar Password

Untitled Document
Pub
 
 
Untitled Document
Enquadramento Legal
Legislação

Regulamentos

Normas IPQ

Untitled Document
Informações
Divulgar Empresa

Destacar Empresa

Publicitar no Portal

Divulgar Cursos

Divulgar Eventos

Banners

Contactos

Untitled Document
Eventos
Alimentaria & Horexpo Lisboa 2011 - Lisboa a 2011-03-27

Alimentaria 2010 - Salón Internacional de la Alimentación y Bebidas - Barcelona, Espanha a 2010-03-22

NUTRITION AWARDS 2010 - Portugal a 2009-11-16

Mais Eventos 

Artigos de Opinião
 
 
:: Auditoria. Paraíso ou Inferno ?
2005-09-20
 
 
Dentro do Sistema da Qualidade existem duas palavras que ninguém quer ouvir: "não-conformidade" e "auditoria".

Analise a imagem ao lado e reflita se ela se parece com o clima que antecede ao processo de Auditoria?

Para a maioria das Empresas o clima que se estabelece é bastante quente. A correria para organizar a documentação normativa e encerrar as não-conformidades transforma o Gestor da Qualidade em um verdadeiro bombeiro.

Muitas vezes, principalmente durante o processo de implantação de Sistemas da Qualidade, o Gestor tem que enfrentar a fumaça de alguns “colaboradores” que não aceitam a idéia de se implantar um Sistema de Qualidade, por falta de cultura, por acharem que tudo não passa de uma pilha de formulários e procedimentos que tornam o trabalho mais burocrático, ou ainda, simplesmente não colaboram para ver se o fogo consome tudo antes mesmo da Auditoria de Certificação.

Oração do Gestor da Qualidade - " Senhor, dai-me coragem e força para mudar aquilo que eu posso mudar; Dai-me paciência e compreensão para aceitar aquilo que eu não posso mudar; E sabedoria para distinguir uma coisa da outra !" (... praticada por membros do AA).

Ao Gestor, cabe o papel de atuar como super-herói e apagar esse incêndio enquanto as chamas estão pequenas. Para isso, a experiência tem provado que a qualificação técnica do Gestor não é o super-poder necessário para execução dessa tarefa. Bom senso, sensibilidade, liderança, vontade, perseverança, espiritualidade, criatividade, flexibilidade, capacidade de aceitação e principalmente ter vocação para essa tarefa, formam o conjunto de super-poderes necessários para a vitória do Sistema.

Esse conjunto de super-poderes, infelizmente ainda não está disponível em nenhuma das lojas do ramo ou em alguma gôndola de supermercado, é um conjunto infalível de qualidades encontradas em pessoas especiais que sintetizam o exercício de “fazer bem feito desde a primeira vez”, buscando constantemente melhorias tendo consciência de que 99% das “marretadas” são desnecessárias bastando coragem para utilizar a “ferramenta” certa na execução de cada tarefa solicitada.

Ter a situação sob controle desde os pequenos focos de incêndio pode transformar o Processo de Auditoria numa fase especial e prazerosa. É assim que as coisas devem ser, o Processo de Auditoria jamais teve como objetivo a “medição da capacidade de apagar incêndios”. É o momento da Empresa mostrar tudo aquilo que ela tem de melhor. Em particular, cada funcionário tem a oportunidade de expressar sua capacidade e seus conhecimentos. Em suma, o Certificado acaba se tornando um pedaço de papel sem vida e sem valor, se comparado ao sentimento de vitória e realização de cada um que participou do Processo.

Surge então uma mudança de cultura que talvez represente a coroação de todo um trabalho. É o momento que todos passam a ouvir as palavras "não-conformidade" e "auditoria" de forma tranqüila. Essas palavras passam a ter outros significados como: oportunidade de exercício da criatividade, oportunidade de mostrar que eu posso mudar as coisas para melhor, oportunidade de aprender, renovar conceitos, compartilhar dificuldades e soluções, oportunidade de mostrar que sabemos o que estamos fazendo e principalmente de praticar o que para mim é o maior princípio não somente para o Sistema da Qualidade, mas também para a vida profissional de cada um:

"Nada é tão bom que não possa ser melhorado, praticado, analisado e melhorado novamente !"


Rogério Barros
Especialista em Sistemas de Informação - "Qualidade de Software" (UNIFIEO/SP)
Auditor Líder (IRCA - Inglaterra / Fundação Vanzolini)
Coordenador de Projetos - Gescam.com.br
 
Rogério Barros
 

Ajuda
     
   
     
/